segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Sociedade de Consumo

Vivemos numa sociedade de consumo. Consumimos para viver e vivemos para consumir. O objetivo é produzir bens de consumo que satisfaçam nossas necessidades, muitas vezes criadas simplesmente para que possamos consumir. Por isso todo o sistema é planejado de tal forma que nunca ficamos satisfeitos com aquilo que temos e buscamos sempre consumir mais. Tudo se torna obsoleto com o passar do tempo. Nesse modelo de sistema podemos constatar duas estratégias bem sucedidas de obsolescência: a planejada e a perceptiva.
Na obsolescência planejada, os bens de consumo, principalmente os tecnológicos e com valor intelectual agregado, são fabricados para se tornarem obsoletos dentro de um curto espaço de tempo. São criados para ir para o lixo. Depois disso, outro produto é criado para substituir o primeiro, com uma forma mais moderna e um novo design que nos impulsiona para um novo consumo. Por exemplo, compramos um computador e dentro de 2 ou 3 anos ele já está ultrapassado, e se queremos colocar um outro sistema operacional mais moderno é necessário que troquemos também as memórias, a placa-mãe, o processador e o disco rígido. Da mesma maneira os celulares, a cada dia um novo modelo é lançado, e aquele que acabamos de comprar já está obsoleto. Assim ficamos tristes, pois o melhor não é o que se tem e sim aquele que está na loja.
Na obsolescência perceptiva, a necessidade de consumo é criada pela moda e nos convence a jogar fora coisas que nos são perfeitamente úteis. Mudando a aparência das coisas, um produto comprado há alguns anos passa a ser obsoleto e todos percebem que paramos de consumir e contribuir para ciclo consumista. Um modelo de óculos ou de sandália que estejam na moda hoje, amanhã já não estará mais. Então os óculos ou a sandália que o indivíduo comprou já estão ultrapassados e ele deve se ajustar à moda caso contrário todos o acharão estranho, pois está completamente fora dos padrões.
Através das agências de marketing e da mídia as pessoas são induzidas a comprar e consumir aquilo que é mostrado nos anúncios, propagandas e na televisão. Trabalham para conseguir dinheiro, aí vão para casa exaustos e assistem televisão que lhes diz para comprar mais. Como não ganham o suficiente para comprar tudo o que se pede, se endividam e aí trabalham mais para pagar os juros e as prestações dos bens que adquiriram e assim caminham no círculo vicioso do consumo.
Vivendo assim, nunca seremos felizes, pois a felicidade nunca será alcançada, uma vez que ela está relacionada com o consumo e com aquilo que consumimos. Além disso, quanto mais consumimos mais lixo produzimos, pois 99% de tudo o que é produzido vira lixo colocando em risco o homem e o meio ambiente. O consumo é criado para satisfazer todas as nossas necessidades, sejam elas espirituais, egóica, sentimental, material, psicológica, etc. Não deve ser assim, devemos buscar nossa felicidade em nossa família, em nossos amigos, em nossa liberdade, enfim, buscar a felicidade dentro de nós mesmos, pois essa é a verdadeira felicidade.

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