segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Degradação da Natureza

Todo o processo de produção de bens de consumo deve ser modificado, caso contrário vamos acabar destruindo todo o planeta e torná-lo inabitável.
A extração de recursos naturais já começa errada. As grandes corporações e indústrias de bens de consumo determinam um local para extrair sua matéria-prima e destroem toda uma região, depois quando já não podem mais retirar nada dali, buscam novas fontes e assim continuam como um vírus no planeta até acabar com tudo. Além de acabarem com os recursos naturais, acabam também com a vida de quem vive nessas áreas, pois confiscam terras e muitas vezes expulsam os moradores locais para implantarem suas empresas com o discurso de que irão trazer o progresso.
A matéria-prima segue para as indústrias para ser transformada em bens de consumo por meio de processos que acrescentam substâncias químicas tóxicas à elas lançando no ar gases nocivos pelas chaminés e gerando resíduos químicos muito mais tóxicos que são despejados nas águas de mares e rios. Além disso, as pessoas que ficaram sem opção nas regiões rurais desmatadas migram para trabalhar nas fábricas das cidades entrando em contato com substâncias prejudiciais à saúde e submetidos a condições de trabalho exploratórias. Em seguida o que foi produzido segue para os supermercados, shoppings e lojas. Nessa fase é onde são criadas as necessidades de consumo e todos os produtos são colocados à venda prontos para compra. Quando os produtos já não servem mais, ou então é necessário se livrar de suas embalagens devem ser jogados fora. Aí surge o grande problema da sociedade de consumo: o lixo.
O lixo contém diversos tipos de materiais orgânicos e inorgânicos. Esses materiais são descartados, de maneira geral, em grandes aterros ou então incinerados e depois enterrados. As duas formas poluem. Enterrando o lixo, o chorume (que é o líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica), se infiltra no solo e contamina a água subterrânea, poluindo os rios próximos e deixando o solo igualmente contaminado. Ao incinerar os resíduos, são produzidas substâncias ainda mais perigosas que poluem toda a atmosfera do planeta com gases nocivos que ocasionam chuvas ácidas e alteram o clima.
O crescimento acelerado e desordenado das cidades produz uma grande poluição visual destruindo a vegetação natural. Cada vez mais áreas verdes estão sumindo para dar lugar a paisagem urbana. Além de afetar todo o equilíbrio dos ecossistemas os automóveis também contribuem para a poluição do ar com o monóxido de carbono que é expelido. O monóxido de carbono (CO) junto com o dióxido de carbono(CO2) e o metano (CH4) são os principais gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário