quinta-feira, 5 de março de 2009

Tecido de Juta - ecologicamente correto

Tecido de Juta
O tecido de juta é um dos mais utilizados depois do algodão. É totalmente versátil, econômico, forte e durável. É ecologicamente correto e não estraga facilmente sob a exposição de luz solar.
Atualmente a cidade que mais cultiva a juta como matéria-prima é o Bangladesh, e o maior fabricante de mercadorias é a Índia, sendo seguida por China, Tailândia, Mianmar, Butão e Nepal.
Introduzida no Brasil por Ryoto Oyama entre as décadas de 1930 e 1940, a cultura foi feita inicialmente por japoneses, tornando-se a seguir uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da região amazônica, sendo um fator fundamental da fixação de mais de 50 mil famílias ao campo.

Processo de fabricação da Juta

Tecido é obtido a partir da planta juta. É uma planta anual, que se adapta melhor em solos úmidos e quentes.
As sementes tendem a amadurecer em apenas 3 meses gerando uma planta com uma altura média de 3 a 4 metros. Com 5 meses nascem as flores e folhas , começando assim a sua colheita.
As hastes são cortadas, e classificadas de acordo com o seu tamanho e espessura. Estas são colocadas em bancos de areias dentro de piscinas de água estagnada para afrouxar a fibra e formar um tecido lenhoso.
Após atingir um estágio suficiente de suavidade, as fibras são separadas e penduradas em linhas verticais para a secagem. Em seguida são ordenadas e classificadas para os moinhos que farão a fiação do produto.
A força, a cor e a espessura da juta variam conforme o ambiente e o manuseio da mesma. Para torná-la uniforme, as fibras diferentes são misturadas entre si, e são tratas e amaciadas com água e óleo dentro de cilindros pesados e espiralados que as tornam homogêneas e compactas. Em seguida são cardadas em máquinas que reduzem o seu comprimento médio e as tornam mais resistentes e suaves.
Depois disto, vai para o serviço itinerante, onde o mesmo faz uma pequena modificação para a lasca de madeira e esta envia para a fiação. O processo de Spinning converte-os em um fio acabado.

Tecido produtos

Hessian – É um ponto de tafetá, feito inteiramente de juta, com urdidura e trama intrincada, não pesando mais de 576 grms/m2. Ele é usado para fazer sacos ou pacotes para cobrir qualquer tipo de material.
CBC - Um tecido feito inteiramente de juta, mas que é inferior a 104 cm de largura, com peso acima de 169 gms/m2. É utilizado como suporte básico e secundário para tapetes.

Saque ou Planície- São tecidos também feitos somente da juta, com peso inferior a 407 gms/m2. É utilizado para a embalagem de grãos, produtos químicos, etc

Heavy Tecido ou Canvas - Um tecido que mistura o tafetá com a juta, feitas em uma ampla gama de construção e pesos. É utilizado para sacos de correio postal, sacolas e sacos de sementes de alta qualidade.
Fios de juta - Ele é usado como um enchimento para tecer fios de carpete na indústria.
Correias – É uma fita estreita de juta com largura inferior a 6 cm, que serve como cabo ou corda para a indústria.
Além dessas opções acima a juta também serve para fazer alças, bolsas, embalagens, tapetes e sacos para agropecuária. Com gramaturas altas e grossas, pode servir para isolamentos térmicos e acústicos.

Principais Características do Tecido
* Resistente
* Isolante térmico e elétrico
* Estável à luz solar. Não se degrada em exposição à luz solar.
* Possui uma alta densidade.
* Insensível ao ataque químico.
* Ambientalmente correto
* Reparável e Reutilizável.

Utiliza-se tecido de juta em:

* Sacos para transporte e embalagem.
* Apoio para carpetes, linóleo, cordéis e fios.
* Usado como correias para cobrir o interior de molas.
* Serve como estofamento de móveis.
* Serve como revestimento de pavimentos e coberturas para vestuário, calçado, forro e fis mobiliários.
* Usado para controle de erosão.
* Usado em acessórios e vestuário de moda

fonte:
http://www.portaisdamoda.com.br
http://portalamazonia.globo.com
wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário